Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Pimentos assados marinados

Estamos no Verão, o calor aperta e sabe bem comer coisas ligeiras e frias, mas alimentícias e saborosas. É o caso deste petisquinho que hoje vos ensino a preparar.

4 pimentos grandes (verdes, vermelhos ou dois de cada)

3 dentes de alho

sal

pimenta

2 dl de azeite

pimentão doce qb

vinagre de vinho qb

Comece por grelhar os pimentos, seja na brasa (caso em que o sabor é mais intenso e "especial"), seja no forno (neste caso a 250 graus durante 20 minutos, mais ou menos). Quando a pele dos pimentos começar a empolar rode-os (se os grelhar na brasa) até grelhar uniformemente ou retire-os do forno.

Arranje-os em água fria, retirando a pele e as sementes. Corte-os em tiras de 2cm de largura, aproximadamente e disponha-as numa tijela.

Tempere com o sal, a pimenta, o colorau e os alhos cortados em lâminas finas. Regue com o azeite e o vinagre até cobrir os pimentos. deixe marinar durante, pelo menos 2 horas.

Pode conservar no frigorífico durante alguns dias. Consuma-os assim mesmo, como petisco ou como acompanhamento de carnes grelhadas. Constitui também um bom acompanhamento para pratos vegetarianos.

Em Espanha, onde são muito populares (mas são utilizados apenas pimentos vermelhos, em geral), chamam-lhes pimientos en adobo. Olé!

1 comentário:

  1. [...] Acompanhe com salada de tomate, alface e cebola e batata cozida. Pode juntar à salada algumas tiras de pimentos assados marinados. [...]

    ResponderEliminar