Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Refeição grelhada na chapa ou na pedra

grelhados na chapa

Uma refeição feita na chapa ou na pedra é uma saborosa oportunidade de convívio e uma forma de incentivar todos os participantes a terem presença activa no repasto. Se possui um desses aparelhos (eléctrico ou funcionando a velas ou alcool) que possa ser posto no meio da mesa, deve utilizá-lo mais vezes, aliviando a necessidade de tachos e panelas e possibilitando que todos ajudem na confecção da refeição.

Não existe exactamente uma receita para esta modalidade, deve apenas ser diversificada e utilizar alimentos que possam ser grelhados. Por exemplo:

150 g de carne de vaca cortada em cubos

150 g de carne de porco igualmente em cubos ou tiras

400 g de camarão

1 posta de salmão cortada em tiras

1 tomate pouco maduro cortado em gomos


1 cebola cortada em lâminas

1 pimento em tiras

1 beringela às rodelas

Tempere as carnes a seu gosto e separe-as em taças diferentes. Disponha os vegetais em recipientes diferentes. Prepare tacinhas com molhos diversos, maionese, molho de tomate, molho de cocktail, de soja, vinagre balsâmico, etc. Corte pão em fatias, prepare uma salada crua (alface, rabanetes, rúcula, cebola ralada, enfim, o que quiser.

Ligue o aparelho e, ao estar quente, vá pondo estes ingredientes a grelhar. Idealmente, cada conviva tratará dos seus e será responsável por eles. Use os diferentes molhos para ir variando o sabor de cada alimento.

Aproveite para conversar, trocar ideias e experiências. Estar à mesa é isso, viver com os outros, conviver.

Sem comentários:

Enviar um comentário