Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Jardineira de carne com legumes



Uma jardineira é um guisado que, como o nome indica, pode levar vários legumes (uma espécie de "jardim" dentro da panela) e um bom exemplo da cozinha mediterrânica. Eis a minha receita para 4 pessoas:

500g de carne de vaca (mas pode fazer com carne de porco ou de borrego, por exemplo)

1/4 de morcela ou chouriço de sangue

1/4 de chouriço de carne

1 cebola média

2 tomates maduros


2 cenouras

1 fatia de abóbora

200g de ervilhas (ou de feijão verde)

500g de batatas

1/4 de repolho (opcional)

3 colheres de sopa de azeite

sal e pimenta qb

Faça um refogado com o azeite, a cebola e os tomates. Depois junte as cenouras, a abóbora, os enchidos , todos cortados em pedaços ou rodelas. Estando bem apurado, acrescente água e espere que ferva. Junte a carne e o repolho em pedaços e deixe cozinhar 20 minutos em fogo lento e com a panela tapada. Finalmente, acrescente as batatas cortadas às rodelas, as ervilhas, o sal e a pimenta. Está pronto quando as batatas estiverem cozidas. Desligue e espere 15 ou 20 minutos antes de servir, para apurar os sabores. Rectifique os temperos, se necessário.

2 comentários:

  1. Olá,
    Adoro.
    Quando vou ao Rio de Janeiro (sou de lá), sempre como uma na tradicional rua Mem de Sá, na Lapa, berço da malandragem... rsrsrs
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu comentário, Beth. Jardineira, bem feita, só pode ser boa.

    ResponderEliminar