Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Ervilhas guisadas com massa e ovos escalfados



Já aqui apresentei a receita de ervilhas com ovos escalfados. Hoje decidi introduzir uma pequena variação e, em vez do tradicional arroz branco como acompanhamento, decidi guisar massa (neste caso utilizei fusili, mas podia ter sido macarrão ou macarronete, por exemplo) e carne de porco juntamente com as ervilhas. A verdade é que ficou muito bom.

Vamos à receita:


1 cebola média picada

2 cenouras às rodelas

2 tomates picados em cubos

4 tiras de entremeada de porco cortadas em pedaços

meio chouriço de boa qualidade cortado em rodelas

1 dente de alho

1 folha de louro

2 cravinhos da Índia

1 colher de sopa de oregãos

1 kg de ervilhas descascadas

150 g de massa

2 folhas de hortelã

4 ovos

sal e pimenta qb

2 colheres de sopa de azeite

Comecei por colocar o azeite, o louro e os cravinhos na panela. Foi então a vez de refogar a cebola até estar translúcida, juntar o alho, o chouriço, e mexer durante 1 minuto, acrescentando depois o tomate. Esperei que este se desfizesse mexendo um pouco. Foi, então, a vez de colocar a carne no tacho, juntamente com dois copos  de água, o sal e a pimenta. Deixei cozer durante cerca de 10 minutos.

Feito isto, acrescentei as ervilhas e a massa mexendo tudo muito bem. Cinco minutos minutos depois, mexendo outra vez, acrescenta-se um pouco de água se necessário (esta deve estar no nível do cozinhado, não mais, e colocam-se os ovos com cuidado. Tapa-se e deixa-se cozinhar mais três minutos. Desliga-se o lume e introduz-se as folhas de hortelã no molho, abaixo dos ovos. Deixa-se apurar durante 10 minutos e serve-se. É um prato bastante substancial.

Sem comentários:

Enviar um comentário