Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Receitas para cozinhar cavalas



Hoje tinha um quilo de cavalas para cozinhar e fiquei indeciso sobre a forma de as cozinhar. É que eu gosto de cavalas de várias formas, mas algumas dependem da época do ano ou do tamanho que tenham.

Por exemplo, já aqui publiquei a receita de cavalas escaladas grelhadas, mas resultam melhor no verão, quando o peixe está mais gordo. Também já apresentei uma receita de cavalas assadas no forno. Acontece que estas cavalas que tenho não são muito grandes e ficariam demasiado secas assim cozinhadas. O mesmo vale para cavalas recheadas.

Há sempre, obviamente, a possibilidade de as fritar, caso em que se procede como para qualquer outro peixe frito. E, tal como na maior parte das variedades de peixe frito, podemos sempre consumir as sobras uns dias mais tarde se lhe acrescentarmos um bom molho de escabeche.

Outra preparação de cavalas que permite consumi-las de imediato ou conservá-las durante alguns dias consiste em "alimá-las" . Para isso, siga esta receita.

Mas também não era isso que hoje me apetecia e optei pela solução mais simples: umas cavalinhas cozidas com orégãos, cuja receita também já aqui publiquei. Em boa hora o fiz, já tinha saudades de um prato simultâneamente tão simples e tão saboroso!

Como vê, as cavalas prestam-se a várias preparações - acabámos de ver sete receitas para cozinhar cavalas - são económicas e fornecem o precioso ómega 3. Não é necessário estragá-las com manteigas, maioneses e outras molhengas estranhas que nada acrescentam ao seu sabor natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário