Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Sopa de Peixe

Para uma boa sopa de peixe, podemos cozer o pescado propositadamente para o efeito ou, em alternativa, aproveitar o caldo da cozedura de peixe para uma refeição, reservando uma ou duas postas para desfiarmos e enriquecer a sopa.


Pode-se utilizar uma imensa variedade de espécies, sendo preferíveis as de consistência mais rija. Claro que o sabor da sopa muda consoante o(s) tipo(s) de peixe(s) utilizado(s). O procedimento, no entanto, mantém-se igual.


Para quatro pessoas, começamos por refogar uma cebola, dois dentes de alho, uma folha de louro e um piri-piri (opcional) em duas colheres de sopa de azeite. Estando a cebola no ponto, acrescentamos dois tomates maduros cortados em pequenos cubos ou em rodelas finas. Refogamos mais um pouco até que o nomate comece a desfazer. Acrescenta-se então o caldo de peixe - cerca de um litro. Começando a ferver, acrescenta-se meia chávena de arroz ou um punhado de massa para sopa. Entretanto, desfia-se o peixe em pedaços não muito pequenos.


Um minuto antes de desligar o lume junta-se o peixe desfiado, rectifica-se os temperos (sal, pimenta e um golpe de vinagre). Desligado o lume, polvilha-se a sopa com salsa ou coentros picados e acrescenta-se um fio de azeite cru.

Sem comentários:

Enviar um comentário