Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Gratinado de legumes, refeição principal ou acompanhamento

legumes gratinados

Já aqui apresentei a receita de legumes no forno gratinados. Hoje, porque tinha um pouco mais de tempo e o relógio não me apertava, apeteceu-me variar um pouco e o resultado foi muito bom.
Procedi como na receita anterior mas, em vez de 100 gramas de queijo, utilizei 200 gramas, que separei, 100 gramas num lado e 50 noutro. Além disso usei quatro fatias de presunto (facultativo)
Misturados os legumes, coloquei metade num recipiente para forno, dispus sobre essa metade as fatias de presunto, cobri com 150 gramas de queijo e, em seguida, verti o resto dos legumes. Levei ao forno, coberto com papel de alumínio, durante 20 minutes a 200 graus.
Entretanto, fiz um molho béchamel, retirei a travessa do forno, espalhei o molho sobre os legumes, polvilhei com os 50 gramas de queijo, decorei com azeitonas, e levei ao forno mais 15 minutos, sem papel de alumínio. Ficou muito bom!

Sem comentários:

Enviar um comentário