Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Ácido úrico e alimentação - algumas dicas


Muitas pessoas sofrem de excesso de ácido úrico, o que obriga a cuidados especiais com a alimentação, acompanhada, muitas vezes, por medicação. Por isso mesmo, fale com o seu médico e siga os conselhos que ele lhe der. Há que ter em atenção, também, que nem todos os alimentos "proibidos" afectam todas as pessoas da mesma maneira, pelo que o que ataca uns, pode não atacar outros e cada um deve, cuidadosamente, descobrir o que é pior para si.
Por outro lado, existem muitas listas de alimentos na internet sobre o assunto que não coincidem ou que são, até, contraditórias. Mais uma razão, portanto, para ter cuidado e falar com o seu médico.
No entanto, há alguns princípios gerais que deve saber:

- Deve evitar uma alimentação demasiado rica em carnes.
- Deve evitar enchidos, carnes frias e carnes de conserva
- Evite mariscos e peixes gordos
- Leguminosas, em geral, apresentam índices elevados de purinas (que provocam o excesso de ácido úrico)
- Alguns vegetais normalmente associados a uma alimentação saudável - bróculos, espinafres, cogumelos, espargos - não são aconselháveis.
- Prescinda de refrigerantes, cerveja e bebidas destiladas.

Um aspecto importante é saber que as purinas são solúveis em água (por isso deve beber muita água, para as eliminar) pelo que, estes alimentos desaconselhados, devem ser consumidos preferencialmente cozidos mas - e isto é importante - a água da sua cozedura deve ser rejeitada. Assim, caldos, sopas, molhos ou comidas de panela que contenham estes elementos são potencialmente piores do que se optar por cozer os alimentos com elevado teor de purinas à parte e os acrescentar posteriormente ao seu prato.

Se grelhar estes alimentos, não aproveite a gordura que libertam ou os seus sucos.
No entanto, fale com o seu médico, e tente controlar os danos até para, uma vez por outra, sair um pouco do regime e deliciar-se com esses alimentos cheios de purinas que são, afinal de contas, deliciosos.
Um artigo que o poderá eventualmente ajudar foi publicado no jornal Cruzeiro do Sul. Como o meu médico me explicou: imagine o excesso de ácido úrico como uma ferida. Se coçar todos os dias, nunca mais sara! 

Sem comentários:

Enviar um comentário