Receitas, produtos, alimentação, comidas e bebidas. Cozinha mediterrânica - receitas portuguesas, receitas espanholas, receitas do mediterrâneo. Gastronomia regional de Portugal (Alentejo, Algarve, Estremadura, etc.). Receitas do Brasil. Vinhos, sobremesas e outras maravilhas.

analytics

Folhados mistos, de salsicha, de atum, de legumes


Quando temos uma festa, ou uns amigos em casa e queremos fazer algo rápido para acompanhar uma bebida, uns pastéis folhados são uma boa solução, rápida e fácil.
Alguns, como os de salsicha ou chouriço, são mesmo fáceis, isto no caso de usarmos massa folhada já feita ou comprada no supermercado. Basta enrolar a massa em volta da salsicha ou do chouriço, cortar em pedaços de cerca de três centímetros e prender com um palito para manter a forma.
No caso do atum ou dos legumes, é melhor utilizar a técnica dos rissóis (um círculo dobrado ao meio com o recheio no seu interior e fechado com a ajuda de um garfo e uma pincelada de água nos bordos para colar) ou fazer "almofadas" (quadrados de três ou quatro centímetros de lado, recheio no interior, e fechados como dito anteriormente). Para dar um ar mais bonito aos seus folhados, antes de os colocar no forno, pincele-os com gema de ovo no topo.
Quanto aos recheios, as possibilidades são imensas: atum, sobras de peixe, marisco, legumes, frango, pato, carne moída, etc.
Podemos, para quase todos, utilizar um princípio semelhante: um refogado de cebola e alho (pode utilizar tomate, ou não, conforme o gosto) e o produto que vamos utilizar estufado no próprio refogado. Também podemos engrossar os recheios com molho branco ou béchamel. No caso do salmão fumado, faça apenas o refogado e acrescente o salmão apenas quando fizer os pastéis propriamente ditos.
Depois de preparados, é só dispôr os folhados num tabuleiro previamente untado e levar ao forno a 200 graus durante cerca de 20 minutos ou até estarem dourados. Pode servi-los quentes ou frios. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário